E estamos conversados!

Espaço aberto para a arte, principalmente para música.Salve todos aqueles que ajudam este país a ser cada vez melhor!Bem vindos!!! (Aracy de Almeida 19/08/1914-20/06/1988)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Todos ou ninguém

Guimarães Rosa sempre me comoveu.Seja provocando emoções alegres ou traços melancólicos.Mas o fato é que nunca fiquei indiferente a nada que tenha lido do criador de Diadorim, Riobaldo e Manuelão.
Relendo outro mestre das Gerais,Otto Lara Resende, a crônica Quem é Doido (livro Bom dia para nascer),constato mais uma vez a atualidade afirmada nos escritos.
"Ninguém é doido.Ou então,todos" frase de Rosa citada por Otto.Penso que realmente loucura é questão de tudo ou nada quando aparece. É para todos ou para ninguém. Uma canção inacabada pode ser vista ou ouvida por outros e parecer coisa de maluco.Um quadro ainda em fase de "gestação", se abstrato então, loucura maior não há.Se figurativa a pintura começa ser percebida quando concluída, penso eu.
Com a escrita não é diferente.Vide Clarice, Lygia Fagundes ou Lya Luft. Os textos muitas vezes reafirmam a loucura humana, o encadeamento, sem nexo, o raciocínio "organizado" por uma lógica somente autoral.
E então, como não escrever? Como não mostrar-se louco em uma sociedade como a nossa??Imaginar que todas as palavras darão luzes aos mesmos significados, tolice. Produção de sentidos, creio ser o melhor dos desafios!
Interessa mesmo é comunicar o que transmite a minha loucura aos demais.

Nenhum comentário: